Eliminatórias: seleção terá mudanças para último duelo contra Bolívia
No primeiro tempo, a Bolívia acertou uma bola no travessão de Alisson, em chute de Bejarano, mas deu pouco trabalho para o goleiro brasileiro. Sem tirar o pé, o Brasil não deixou a Bolívia respirar e Neymar se tornou o maior artilheiro da história da seleção brasileira. Agora, o atacante do Al-Hilal é o maior goleador da história do Brasil. A partida desta sexta, antes prevista para março, desatou uma nova e desafiadora realidade para as seleções. Uma briga política pela sucessão no poder resultou em intervenção do Governo boliviano, que corre risco de terminar em exclusão do país das competições oficiais, e atrasou o retorno do futebol local. Como os clubes ainda não voltaram à ativa, o técnico César Farias reuniu os jogadores há quase dois meses para treinamentos com a seleção.
- Em uma sexta-feira à noite, mesmo diante das restrições de uma pandemia que está longe de acabar, o que não faltou ao torcedor era programa melhor que assistir a um jogo da seleção que se julga estar acima do seu time.
- Roberto Firmino, aos 30 do primeiro tempo e aos 3 do segundo, fez outros dois gols do Brasil.
- Válida pela décima quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, a partida entre Venezuela e Bolívia está marcada para acontecer nesta sexta-feira, a partir das 19h (horário de Brasília).
- Com o resultado, a Seleção Brasileira encerrou as Eliminatórias Sul-Americanas na liderança com 45 pontos em 17 jogos e não pode mais ser ultrapassada pela Argentina, segunda colocada com 39.
- Nesta sexta-feira, na Neo Química Arena, o Brasil de Tite superou facilmente a Bolívia por 5 a 0 em São Paulo.
Ceará x Bragantino pelo Brasileirão: onde assistir ao vivo, escalações e lances em tempo real
O Brasil empatou por 0 a 0 com a Bolívia nesta quinta-feira no estádio Hernando Siles, em La Paz, pela penúltima rodada das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia. Apesar da altitude de 3.640 metros da capital boliviana, a seleção brasileira dominou a partida e criou as melhores oportunidades, sobretudo com Gabriel Jesus e Neymar. Porém, o grande nome do jogo foi o goleiro Lampe, de 30 anos, que fechou o gol e fez pelo menos três defesas difíceis no duelo.
Quantos jogos o Brasil precisa ganhar para se classificar para a Copa 2026?
O Brasil entra em campo na próxima terça-feira, diante do Paraguai, com chances de garantir antecipadamente a vaga na Copa do Mundo de 2026. Para isso, é obrigatório vencer o jogo pela 16ª rodada, em São Paulo, e depender do Uruguai em Montevidéu.
O jogo, inédito, só será possível devido à reconstrução, ampliação e modernização do Novo Mangueirão, proporcionada pelo Governo do Pará. Com a obra entregue em abril deste ano o estádio ganhou status de arena, com capacidade para 50 mil pessoas. Depois do 1 a 0, o volume ofensivo da equipe de Diniz se manteve o mesmo. Apostando e conseguindo sucesso com as rápidas trocas de passes, o Brasil controlou o ritmo e viu Richarlison e Neymar pararem em grandes defesas de Viscarra já no terço final do primeiro tempo de partida. Participante de apenas três Mundiais, o último em 1994, nos Estados Unidos, a Bolívia tentará ao menos melhorar sua classificação — nas últimas Eliminatórias, terminou como penúltima colocada.
Bolívia, que não classifica uma Copa do Mundo desde que os EUA-1994 está com 7 pontos na penúltima casa da classificação sul-americana, 12 pontos atrás do líder. Aliás, a última vez que o Brasil superou a Bolívia como visitante em eliminatórias foi em 1985, longínquos 35 anos atrás, um 2 a 0 no qual Casagrande, hoje comentarista da Globo, abriu o placar. Das cinco vitórias, três foram por goleada, um 6 a 0 em 1993, no Recife, um 5 a 0 em 2000, no Rio, e outro 5 a 0 em 2016, em Natal (Firmino, Coutinho e Neymar marcaram nesse duelo). Até porque jamais perdeu um único jogo de eliminatória de Copa atuando em solo nacional. No último preparatório na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), antes do embarque para La Paz na tarde de hoje (28), o técnico Tite testou mudanças no time em relação ao que goleou o Chile na última quinta (24), por 4 a 0, no Maracanã. A equipe brasileira tem a chance de terminar as Eliminatórias de forma invicta pela primeira vez desde 1989.
Futebol
Neymar foi o jogador mais ativo da seleção brasileira, buscando espaços, criando, dando dribles e finalizando. E aos 27 da etapa final o camisa 10 deu um cruzamento de cavadinha na medida para Coutinho fazer o quinto. Os incômodos desfalques aos clubes não são exclusividade do Brasil. Palmeiras e Flamengo, por exemplo, também perderam jogadores para outras seleções, casos de Gustavo Gomez (Paraguai), Matias Viña e De Arrascaeta (Uruguai) e Isla (Chile). Mesmo sem a obrigação de liberar jogadores por não se tratar de data-FIFA, por enquanto, somente o Palmeiras manifestou intenção de não ceder brasil vs bolivia seus convocados.
Este será o primeiro jogo da Seleção Brasileira na busca pela classificação ao próximo mundial. Mesmo após a penalidade perdida, o ritmo e a história do jogo não mudaram. Aos 23 minutos, Raphinha recebeu bom passe de Danilo dentro da área, finalizou e o goleiro Viscarra fez a defesa. No rebote, a bola explodiu em um defensor e ficou limpa para Rodrygo completar para o gol e fazer 1 a 0. Já classificada para a Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira de futebol terá alterações no time titular que encara a Bolívia nesta terça-feira (29), no último confronto das Eliminatórias Sul-Americanas.
Eles têm 15 pontos no total e não há mais chances matemáticas de classificação para a repescagem. No jogo de ida da fase classificatória, em outubro de 2021, o Brasil venceu a Bolívia por 5 a 0. O Brasil inicia sua caminhada por uma vaga à Copa do Mundo de 2022 contra o mesmo adversário em que estreou na campanha do título da Copa América do ano passado.
Dominante do início ao fim, o Brasil não tomou conhecimento da Bolívia no Mangueirão, nesta sexta-feira, e conseguiu a vitória por 5 a 1, pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. No retorno de Neymar após mais de 270 dias, o camisa 10 se tornou o maior artilheiro da história da seleção, com 79 gols, Rodrygo fez dois e Raphinha completou a goleada em Belém. A seleção brasileira estreou com vitória nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Nesta sexta-feira, na Neo Química Arena, o Brasil de Tite superou facilmente a Bolívia por 5 a 0 em São Paulo.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!